© 2018 Hospital Senhor Bom Jesus

Desenvolvido por:

DGESS - Diagnóstico Especializado em Serviços de Saúde

www.dgess.com.br

NOSSA HISTÓRIA

1951

 

Doação de Terreno

Em 24 de abril de 1951 o Sr. Sebastião de Souza Lima e sua esposa Sra. Laura Blanco Lima, doaram um terreno para a construção do Hospital.

1953

Construção e Fundação

Graças ao empenho do Sr. Julião Arroyo e da população monteazulense o hospital foi construído numa área de 920 metros quadrados. Sua fundação aconteceu em 15 de novembro de 1953 com o nome fantasia Hospital São Vicente de Paulo.

1954

 

Primeiro Estatuto

O primeiro Estatuto Social da entidade foi registrado em 29 de abril de 1954. O Hospital era ligado à Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) através do Conselho Central da Diocese de Jaboticabal, e administrado por cidadãos monteazulenses conhecidos como “vicentinos”.

1963

 

A Caridade Hospitalar

Nos anos 60 o Hospital contava com a colaboração das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição. A dedicação delas e de toda a equipe resultaram em reconhecimento de diversas esferas do Governo, bem como na obtenção de títulos como o de Utilidade Pública.

1974

 

Crescimento

Nos anos 70 a entidade fez aquisição de novos aparelhos e instrumentos para melhoria dos atendimentos aos pacientes. Foi nessa época também reconhecida como Entidade Filantrópica Sem Fins Lucrativos, título concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

1988

 

Ampliação dos Serviços e Estrutura

Nos anos 80 com a criação do SUS a entidade construiu uma nova ala hospitalar que proporcionou o aumento do número de leitos.

 

1991

 

Novas Instalações e Novos Convênios

Na década de 90 a demanda de pacientes aumentou consideravelmente. Foi preciso disponibilizar novas salas e novos serviços para atendimento. Nessa época também foi construído o Centro Cirúrgico graças ao trabalho incansável do Sr. Joaquim Luiz Delarco. Ainda nessa década houve a parceria de novos convênios como Unimed e Santa Casa, e finalmente a criação do próprio plano de saúde do Hospital, denominado São Vicente Saúde.

2000

 

Crise Financeira

O Hospital sempre conviveu com dificuldade financeira, mas nessa década a condição agravou. Nesse ano é criado o Grupo de Voluntárias da Esperança (VOE) na tentativa de ajudar o Hospital. O Grupo VOE foi responsável pela reforma da cozinha e por vários eventos que levantaram recursos para pagamento das contas do Hospital.

2003

 

Campanhas Para o Hospital

Nessa época o Grupo VOE e também o Grupo de Apoio formado por funcionários do Hospital tentavam arrecadar por meio de campanhas recursos financeiros para o Hospital. No entanto tanto esforço foi insuficiente para quitar a dívida que não parava de crescer. 

2006

 

O Reequilíbrio Financeiro

Esse ano foi importante, pois foi criada a Associação Monteazulense de Benemerência, responsável agora pela nova gestão do Hospital. 
Agora sob a administração da AMOBEN o Hospital arrecadou recursos financeiros através de doações, de participações em eventos como Leilões, da continuidade das campanhas do Grupo VOE, da venda da carteira de clientes do Plano São Vicente Saúde para Unimed, e finalmente do carnê de mensalidades da Campanha Comunidade Solidária.

2007

 

A Força de Uma Comunidade

Graças à comunidade monteazulense o Hospital conseguiu renegociar suas dívidas e se preparar para uma nova fase de sua gestão para os próximos anos repleta de reformas e aquisição de equipamentos hospitalares.

2008

 

Regularização Fiscal

O Hospital tem sua documentação regularizada e volta ser apto para recebimento de verbas, emendas parlamentares e programas do Governo. Por sua adesão ao Programa Pró Santa Casa foi possível realizar reformas na infraestrutura para melhoria dos processos de trabalho. A principal delas o posto de enfermagem em frente à farmácia. Outra Verba – dessa vez Federal – foi possível suprir o estoque de material de consumo.

2009

 

Reforma da Lavanderia

O Hospital recebe Verba do Governo do Estado de São Paulo e reestrutura sua lavanderia dentro das normas da Vigilância Sanitária. Tal reestruturação trouxe uma forma de trabalho mais eficaz e com menos desperdícios. 
Nesse ano o Hospital também adquiriu um gerador de energia e um carro de anestesia via emenda parlamentar. 

2012

 

A Volta da Campanha Comunidade Solidária

Sob um novo formato de sorteios aos sábados, a volta da campanha comunidade solidária foi um sucesso. Foram vendidos em torno de 2.000 mil carnês, e tal arrecadação importante para manutenção financeira do Hospital neste ano. Ainda em 2012 houve a reforma da ala de convênios.

2013

 

Alteração do Nome

A AMOBEN desde seu início de mandato movia uma documentação no cartório que pedia em um dos seus pontos a alteração do nome fantasia, mas somente em 21 de fevereiro de 2013 o pedido se concretizou. O Hospital São Vicente de Paulo alterou oficialmente seu nome para Hospital Senhor Bom Jesus. Ainda em 2013 houve a reforma da ala SUS.

2014

 

Novo Modelo de Gestão

No primeiro semestre deste ano a entidade muda seu sistema de informação hospitalar, visando se adequar as novas tecnologias da área da saúde. 
No segundo semestre reforma o telhado o qual não recebia manutenção desde sua fundação. Ainda nesse semestre firma parceria com o programa CEALAG com objetivo de profissionalizar sua administração. A entidade passa ter uma gestão participativa onde seu comitê interno trabalha com ferramentas administrativas como: planejamento estratégico; indicadores; pesquisas de clima e satisfação; entre outras. 
O comitê cria o “Espaço Acolher” e outras ações em humanização e segurança do paciente. 

2015

 

Nova Ameaça Financeira

Mesmo em constante evolução o Hospital ainda é assombrado por seu passado. Alguns problemas financeiros voltam à tona e não bastasse isso há também uma diminuição de sua receita por conta do encerramento de alguns serviços e pela baixa venda de carnês da campanha comunidade solidária devido à crise econômica que assola o país. 

2016

 

Criação do Você Saúde

No meio da dificuldade o comitê interno do Hospital se moveu para estudar projetos e encontrou uma oportunidade frente à queda no poder aquisitivo e inflação no país. As pessoas passaram a não ter mais condições de pagar um plano de saúde, mas também não querem depender do SUS. Então é criado o “Você Saúde” um projeto que segue o mesmo modelo de negócio das clínicas populares em crescimento no Brasil, mas com nossa inovação de um cartão pré-pago como forma de pagamento.
Portanto, o “Você Saúde” provê acesso a serviços de saúde com qualidade e humanização para população de baixa renda por um custo acessível. Seu principal objetivo é tornar o Hospital autossustentável para finalmente levá-lo ao patamar que merece, proporcionando assim novos capítulos de sua história com vitória e glória.